Um tornado atingiu a cidade de Passos Maia, situada no Oeste de Santa Catarina, na tarde de quinta-feira (2). Registros após o fenômeno exibem uma paisagem desoladora, com dezenas de eucaliptos derrubados e retorcidos, além de árvores arrancadas do solo.
A passagem do tornado foi detectada pelo radar meteorológico de Chapecó e confirmada por especialistas da Defesa Civil. As tempestades chegaram por volta das 15h40min, causando danos também em Ponte Serrada.
As chuvas intensas na região são resultado da interação de uma frente fria com uma massa de ar quente e úmido do norte do país. Essa instabilidade tem gerado ventanias, chuvas torrenciais e consequências como quedas de árvores, alagamentos e enxurradas.
Segundo a Defesa Civil, essas tempestades ainda podem incluir descargas elétricas, fortes rajadas de vento e queda de granizo devido à intensidade das chuvas em curtos períodos de tempo.
Previsão de mais tempestades
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de "grande perigo" para tempestades e chuvas acumuladas previstas para atingir Santa Catarina na sexta-feira (3). São esperados ventos fortes com rajadas acima de 60 km/h, raios, possível granizo e chuvas volumosas, podendo ultrapassar os 100 mm em algumas áreas.
As regiões mais afetadas devem ser a Serrana, Oeste Catarinense, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Sul Catarinense. O Inmet aconselhou a população a desligar aparelhos elétricos, observar alterações nas encostas, permanecer em locais abrigados e proteger pertences da água em caso de inundação.
As temperaturas devem variar entre 17°C e 22°C no Oeste, Extremo Oeste e no litoral, e entre 12°C e 18°C nas demais áreas, com máximas oscilando entre 17°C e 24°C no Oeste, Extremo Oeste, Planalto Norte e no litoral, e entre 13°C e 18°C no restante do Estado.