Um relatório divulgado nesta semana apontou que Santa Catarina registrou chuvas acima da média para o mês de abril. A informação consta no Boletim Hidrometeorológico, produzido pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC) e pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae).
De acordo com a Defesa Civil estadual, os volumes de chuva em abril foram mais altos em todo o Litoral catarinense. As regiões que registraram maiores índices foram o Extremo Sul e a Grande Florianópolis - nestas áreas, o acumulado do mês ultrapassou os 400 milímetros, com pontuais acima de 500 milímetros na Grande Florianópolis.
Na região do Vale do Itajaí, os níveis de chuva chegaram a ser cerca de duas vezes maiores do que o esperado para o período.
Seca fraca atinge 21% dos municípios catarinenses
Enquanto algumas regiões do estado enfrentam excesso de chuvas no mês de abril, outras tiveram o oposto. Conforme a Defesa Civil, cerca de 21% dos municípios de Santa Catarina estão classificados em situação de seca fraca, por exemplo, na região do Meio-Oeste catarinense.
O órgão também orienta os catarinenses para o uso racional de água nos próximos meses. Dessa forma, é fundamental que se intensifiquem as mobilizações e as medidas de mitigação para evitar perdas nas redes de abastecimento.