A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou, nesta terça-feira (14), um novo relatório sobre as fortes chuvas que atingiram a região Sul do estado nos últimos dias.
Como consequência das enxurradas, 415 pessoas ficaram desalojadas e 111 desabrigadas, conforme o último balanço.
Os municípios mais afetados estão localizados no Extremo Sul. Em Araranguá, mais de 200 pessoas precisaram sair de suas casas. Jacinto Machado tem quatro desalojados, enquanto Sombrio contabiliza 19 pessoas desabrigadas.
São João do Sul tem dez comunidades isoladas, 52 residências afetadas e 16 vias interditadas. A Defesa Civil do município disponibilizou um abrigo, porém, até o momento, não foi utilizado. Já Meleiro tem 662 pessoas isoladas em comunidades.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, os municípios de Passo de Torres e Sombrio decretaram situação de emergência. Araranguá, Maracajá, Praia Grande e São João do Sul estão levantando os dados de danos humanos e materiais para possível decretação de situação de emergência.
Na Região Carbonífera, Criciúma, Balneário Rincão, Içara e Forquilhinha registraram alagamentos que prejudicam a mobilidade. Nesta última cidade, sete pessoas foram acolhidas em um abrigo.