Uma análise feita pelo Hospital Veterinário da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) estimou que o cavalo Caramelo, que comoveu o Brasil após ser resgatado do telhado de uma casa no Rio Grande do Sul, perdeu aproximadamente 50 quilos após passar dias ilhado.
De acordo com os veterinários, ele superou o quadro de desidratação, mas ainda segue em recuperação. Agora, a rotina de Caramelo inclui alimentação, observação e exames de sangue, sem a necessidade de medicamentos, como o soro antes administrado para repor os líquidos.
De acordo com a equipe que acompanha o animal, “todos os parâmetros estão dentro da normalidade”.
Caramelo também desenvolveu algumas lesões na pele em consequência do período isolado. Além disso, os veterinários acreditam que o animal era usado, pelos antigos donos, para puxar carroça. “Evidenciado por uma marca em sua face que expõe o excesso de tempo com arreio”, diz o boletim
Ainda não se sabe quem é o tutor do cavalo. Algumas pessoas já apareceram no local se apresentando como proprietários, mas não há confirmação.
Famosos como Giovana Ewbank e Felipe Neto se ofereceram para adotar o animal. Entretanto, enquanto o dono não aparecer, Caramelo deve morar na fazenda da universidade.