Sexta, 25 de abril de 2025
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
14/10/2024 15h01

Mãe de Liz Ibba, vítima da tragédia da Voepass, consegue na Justiça remoção de perfis falsos da filha

Justiça determinou remoção de 57 perfis que usavam a imagem da criança para fins fraudulentos
Mãe de Liz Ibba, vítima da tragédia da Voepass, consegue na Justiça remoção de perfis falsos da filha

Adriana Ibba, mãe da pequena Liz Ibba, de três anos, que perdeu a vida no trágico acidente aéreo da Voepass, em 9 de agosto, está enfrentando uma nova batalha, desta vez contra a proliferação de perfis falsos nas redes sociais que exploram a imagem de sua filha.

 

Após a tragédia, mais de 57 contas fraudulentas foram criadas utilizando fotos e o nome da menina para obter seguidores e promover diversos conteúdos, desde jogos online até pedidos de doações falsas.

 

Em um vídeo divulgado em suas redes, Adriana desabafou sobre a difícil situação. "Dentro do luto que eu estou vivendo, ainda tenho que lidar com isso. Algo totalmente desnecessário", declarou, visivelmente emocionada. Ela também expressou sua frustração com a falta de segurança nas plataformas digitais, como Instagram e TikTok. "A minha indignação é de como que Instagram, TikTok permite receber o registro de novas contas, sendo que lá atrás já foi registrado, já foi feita uma conta. Então, qual é o filtro de segurança?", questionou Adriana.

 

A ação judicial movida por Adriana teve uma importante vitória. O juiz Carlos Eduardo Batista dos Santos, da 2ª Vara Cível de Brasília, determinou a remoção dos perfis que utilizavam indevidamente a imagem da criança. A decisão protege a memória de Liz e busca evitar que criminosos continuem se aproveitando da tragédia para fins ilícitos.

PUBLICIDADE

Segundo o processo, a mãe, familiares e amigos, com o apoio do Ministério Público, denunciaram os perfis fraudulentos às plataformas Meta (Instagram) e ByteDance (TikTok), mas as denúncias não resultaram em ações imediatas. Diante da omissão, Adriana recorreu à justiça para garantir a remoção dos perfis e responsabilizar as plataformas pela falta de controle.

 

A decisão judicial ordenou a suspensão de 47 perfis no Instagram e 10 perfis no TikTok no prazo de 72 horas, sob pena de multa diária de R$ 1 mil por perfil não removido, limitada a 20 dias. O juiz ainda ressaltou que, como mãe e sucessora legal de Liz, Adriana tem o direito de proteger a imagem da filha e impedir que terceiros utilizem indevidamente seu patrimônio imaterial.

 

PUBLICIDADE

Adriana segue recebendo o apoio de familiares e amigos, e reforça a importância de medidas de segurança mais eficazes nas redes sociais, para que outras famílias não enfrentem a mesma situação de exploração em momentos tão dolorosos.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.