Um termo de cooperação será assinado com a Amurel na próxima terça-feira (22) para que a associação de municípios possa compartilhar os dados obtidos pela rede de monitoramento hidrometeorológico de Tubarão e região instalada pela Agência Reguladora de Saneamento (AGR) de Tubarão. A Defesa Civil também irá disponibilizar as informações que serão divulgadas em tempo real no site da AGR.
A rede de monitoramento contará com uma estação meteorológica, no Cemitério Horto dos Ipês, no bairro Monte Castelo, e quatro estações hidro pluviométricas, nas pontes Paulo Osny May (Tubarão); Prefeito José Schotten (São Martinho), Celso Kindermann (Braço do Norte) e da Coloninha (Orleans). Falta instalar apenas a de Orleans, que depende da conclusão das obras na ponte. As demais estações estão devidamente instaladas.
O trabalho é executado pela empresa MKS Desenvolvimento de Sistemas, de Blumenau, por meio de investimento da AGR. Todas as informações do monitoramento hidrometeorológico poderão ser acessadas pela população após a conclusão da implantação da rede.
A comunicação principal dos equipamentos será via satélite de alta performance, com um meio secundário de comunicação via LTE 4G/5G como redundância. Ambos funcionarão de forma simultânea e, em caso de perda de sinal do meio principal, o sistema redundante assumirá automaticamente, mantendo a transmissão de dados em tempo real durante eventos climáticos severos.
"Este monitoramento é uma grande conquista, não apenas para a AGR, como para a população de forma geral, que poderá ter acesso a informações confiáveis sobre condições atmosféricas como chuva, temperatura, umidade do ar e pressão atmosférica. É uma questão de prevenção necessária há muito tempo", destaca a Superintendente Geral interina da AGR, Madelon Peters.
Por meio da cooperação com a Amurel e o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, Complexo Lagunar e Bacias Contíguas, é projetada para futuramente a ampliação da rede, com a instalação de mais estações hidro pluviométricas.