Na madrugada desta segunda-feira (2), um fenômeno conhecido como "maré astronômica" ou "tsunami meteorológico" causou susto e prejuízos nos balneários dentro de Jaguaruna. Uma tempestade de raios em alto-mar foi seguida pela formação de uma onda gigante que avançou sobre ruas e propriedades próximas à orla. Pela manhã, os estragos ainda são visíveis, com registros de muros derrubados e rastros de inundação.
Veja vídeos do fenômeno:
Maré astronômica: o que é?
Caso a teoria da maré astronômica se confirme, é possível que o fenômeno tenha sido causado pelo alinhamento entre a Terra e a Lua, combinado com uma súbita queda na pressão atmosférica, um dos menores índices registrados recentemente. Essa redução abrupta fez o nível do mar subir quase um metro acima do normal, amplificado por ventos fortes e chuva moderada, resultando no impacto sentido nas regiões costeiras.
Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de tempestades para toda Santa Catarina, válido até as 15h desta segunda-feira. O alerta prevê chuva intensa, com volumes de até 100 milímetros, ventos de até 100 km/h e possibilidade de queda de granizo.