A falta de medicamentos na Farmácia Básica, localizada em anexo à Policlínica Central de Tubarão, tem gerado queixas entre os moradores. Um cartaz fixado na parede do local apresenta uma lista com dezenas de medicamentos que estão em falta.
Em resposta às reclamações, o Portal HC entrou em contato com o atual secretário de Saúde de Tubarão, Otávio Losso Piva, que explicou a situação: “A compra dos medicamentos faltantes foi feita esta semana, e as empresas têm um prazo de até 20 dias para realizar a entrega. Contudo, algumas costumam enviar em menos tempo,” declarou.
Segundo o secretário, alguns medicamentos não foram entregues na compra anterior. Ele também mencionou problemas herdados da gestão anterior:
“No governo anterior, alguns medicamentos não foram entregues, e a empresa responsável foi devidamente notificada. Isso agravou a situação, mas estamos trabalhando para normalizar o abastecimento.”
Lista de medicamentos
A lista atualizada no dia 13 de janeiro de 2025 segue com marcações específicas para facilitar o entendimento e pode ser acessada aqui. Confira as instruções e entenda o motivo da falta de cada um deles: