O calor intenso que vem marcando os últimos dias em Santa Catarina deve continuar até pelo menos quinta-feira (6), segundo a Defesa Civil estadual e a Epagri/Ciram. As temperaturas podem chegar a 37°C no Grande Oeste e atingir 33°C em áreas litorâneas e no Vale do Itajaí nesta quarta-feira (5).
Além das altas temperaturas, temporais típicos de verão continuam a ocorrer entre a tarde e a noite em todas as regiões do estado. O risco associado às chuvas intensas varia de moderado a baixo no Meio-Oeste e no litoral.
Apesar do calor, o fenômeno ainda não é classificado como uma onda de calor, já que não atinge o critério de cinco dias consecutivos de temperaturas elevadas, segundo a meteorologista Marilene de Lima, da Epagri/Ciram. Além disso, para essa classificação, as mínimas deveriam estar acima dos 20°C, mas ainda variam entre 15°C e 18°C na Serra e entre 18°C e 24°C nas demais regiões.
No Extremo Oeste, onde o calor persiste desde sábado (1º), há chance de que o fenômeno seja classificado como onda de calor caso as altas temperaturas continuem. Em Itapiranga, conhecida como a cidade mais quente do estado, os termômetros podem ultrapassar 34°C, com risco moderado de desidratação, insolação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias.