A Praia Central de Balneário Camboriú voltou a apresentar 100% de balneabilidade, conforme relatório divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) na última sexta-feira, dia 28. Essa é a primeira vez desde 2022 que todos os pontos monitorados da praia são considerados próprios para banho. A melhoria é resultado de investimentos em infraestrutura e saneamento básico na cidade.
Nos últimos anos, a Praia Central enfrentou períodos críticos, com índices de contaminação elevados devido a falhas no sistema de esgoto. O histórico do IMA apontava a presença de trechos constantemente impróprios para banho, especialmente em razão da poluição causada pelo despejo irregular de resíduos e baixa eficiência na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
Para garantir a manutenção da qualidade da água, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) está promovendo melhorias na ETE, incluindo a troca de membranas na lagoa de aeração e a licitação de obras para modernização do tratamento preliminar. Com investimentos previstos de R$ 35,5 milhões, a expectativa é de que o sistema fique mais eficiente e permita que a praia mantenha os índices positivos nos próximos anos.