Sexta, 04 de julho de 2025
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
20/03/2025 11h19

Vanessa Cavallazzi é escolhida por Jorginho Mello e será a 1ª mulher a comandar o MPSC

Nova Procuradora Geral de Justiça foi definida nesta quarta-feira (19) pelo governador. Posse para o biênio 2025-2027 acontece em abril
Vanessa Cavallazzi é escolhida por Jorginho Mello e será a 1ª mulher a comandar o MPSC

A promotora Vanessa Cavallazzi foi nomeada, nesta quarta-feira (19), para o cargo de Procuradora-Geral de Justiça de Santa Catarina. Ela será a primeira mulher a ocupar a função máxima do Ministério Público do Estado (MPSC). A escolha foi feita pelo governador Jorginho Mello (PL), e sua posse ocorrerá em abril, para o biênio 2025-2027.

 

Vanessa, atualmente titular da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de São Joaquim, na Serra, foi escolhida após disputar o cargo com o atual Procurador-Geral, Fábio Trajano. O resultado da eleição, que contou com a participação dos membros do MPSC, teve Vanessa em segundo lugar, com 261 votos contra 292 votos de Trajano. O governador teve a prerrogativa de escolher qualquer nome da lista tríplice, que incluía os dois candidatos.

PUBLICIDADE

Após a nomeação, Vanessa divulgou uma nota, na qual celebrou o resultado e destacou os desafios que enfrentará. "Este desafio não é apenas pessoal, mas institucional e, acima de tudo, coletivo", afirmou, reiterando seu compromisso em fortalecer a interação do MPSC com a sociedade e com os Poderes do Estado.

 

O que faz o Procurador-Geral de Justiça?

 

O Procurador-Geral de Justiça é responsável por investigar autoridades com prerrogativa de foro no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, como o vice-governador, deputados estaduais, prefeitos, juízes de direito e membros do Ministério Público. Além disso, ele define as estratégias e diretrizes prioritárias para a atuação do MPSC, sempre buscando a maximização dos recursos da instituição e a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais.

PUBLICIDADE

A trajetória de Vanessa Cavallazzi

 

Vanessa é formada em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), possui Mestrado em Direito e Políticas Públicas pelo Centro Universitário de Brasília (UNICEUB) e é doutoranda no mesmo programa. Ela ingressou no MPSC em 1996 e, desde então, teve uma trajetória marcada por diversas funções de destaque. Entre 2014 e 2017, atuou como Diretora da Escola Superior do MPSC e foi membro de uma força-tarefa da Procuradoria-Geral da República. Além disso, também integrou o Conselho Nacional do Ministério Público e a representação do MPSC em Brasília.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.