O prefeito de Tubarão, Estener Soratto, realizou nesta quinta-feira (3) uma vistoria nas bombas de macrodrenagem da cidade, equipamentos fundamentais para evitar alagamentos em períodos de chuvas intensas.
O município conta com três bombas: duas localizadas na margem esquerda, em frente ao batalhão da Polícia Militar, que atendem ao bairro Dehon e à região da rodoviária, e uma na margem direita, próxima à ponte Dilney Chaves Cabral, responsável pelo escoamento da água no Centro da cidade.
Durante a vistoria, Soratto destacou a importância da manutenção preventiva dos equipamentos. “Temos que lembrar dessa vistoria também quando o tempo está bom. Toda sexta-feira, a Secretaria fará essa inspeção para garantir que, caso haja um evento climático, tenhamos essa segurança”, afirmou.
O funcionamento das bombas é ativado quando o nível do rio sobe mais de três metros acima do normal, impedindo o escoamento natural das águas. Nesses casos, os equipamentos entram em operação para auxiliar no deságue e minimizar os impactos das cheias.
Além disso, o secretário municipal de Proteção e Defesa Civil Rafael Marques anunciou que um projeto foi enviado ao governo federal via PAC para viabilizar a instalação de um sistema de macrodrenagem no bairro Fábio Silva, ampliando a infraestrutura de controle de cheias na cidade.