O jornal O Globo enfrenta uma onda de críticas nas redes sociais nesta terça (15) após publicar, como se fosse uma notícia verdadeira, uma piada do Sensacionalista — site de humor que faz parte do próprio grupo de comunicação.
A publicação trazia o título: “Intestino de Bolsonaro se adianta e já está preso” — uma ironia sobre os recorrentes problemas intestinais do ex-presidente Jair Bolsonaro, que esteve internado recentemente, e sua situação jurídica no processo que investiga uma possível tentativa de golpe de Estado.
O post foi compartilhado nos perfis oficiais de O Globo sem qualquer menção de que se tratava de conteúdo humorístico. Sem o aviso de que se tratava de uma sátira, muitos leitores entenderam o texto como um boletim médico ou uma reportagem convencional, o que gerou confusão e reações críticas nas redes sociais.
Diante da repercussão negativa, o jornal retirou a publicação do ar e emitiu uma nota de retratação: “Por um erro de edição, O GLOBO não identificou como sendo da coluna de humor Sensacionalista um post sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro. Pedimos desculpas aos leitores.”