Sexta, 25 de abril de 2025
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
17/04/2025 23h18

Projeto de Lei pode isentar 60 milhões de brasileiros do pagamento de energia elétrica

A proposta deve ser encaminhada à Casa Civil da Presidência ainda neste mês
Projeto de Lei pode isentar 60 milhões de brasileiros do pagamento de energia elétrica

Um novo projeto de lei, elaborado pelo Ministério de Minas e Energia e a ser encaminhado ao Congresso Nacional, pode beneficiar cerca de 60 milhões de brasileiros com a isenção do pagamento de energia elétrica. A proposta visa ampliar a Tarifa Social já existente, que atualmente concede isenção total para indígenas e quilombolas com consumo de até 50 kWh, e descontos escalonados de até 65% para idosos com BPC e famílias inscritas no CadÚnico com renda de até meio salário mínimo e consumo inferior a 220 kWh.

De acordo com a Agência Brasil, a nova proposta estenderia a isenção completa para famílias que consumam até 80 kWh por mês, alcançando aproximadamente 60 milhões de pessoas em todo o país.

PUBLICIDADE

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, explicou que essa faixa de consumo de 80 kWh é representativa do uso de eletrodomésticos básicos como geladeira, chuveiro elétrico, ferro de passar, carregador de celular, televisão e lâmpadas para seis cômodos.

O ministro não detalhou como ficariam os descontos escalonados para faixas de consumo superiores, mas afirmou que a política de subsídio será financiada através da correção de "distorções internas do setor", garantindo que a medida não impactará significativamente os demais consumidores.

Uma das principais "distorções" apontadas por Silveira é o pagamento da segurança energética, onde, segundo ele, a população de baixa renda paga proporcionalmente mais que a classe alta e o mercado livre para custear Angra 1 e 2 e as termelétricas. O projeto busca reequilibrar essa contribuição entre os diferentes grupos de consumidores.
 

PUBLICIDADE

Além da ampliação da Tarifa Social, o projeto de lei também prevê dar mais liberdade de escolha aos consumidores, incluindo residenciais, em relação à origem da energia que consomem. A ideia é que, futuramente, os consumidores possam escolher a fonte energética e a forma de pagamento, de maneira similar ao que ocorre em países como Portugal e Espanha.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.