A história comovente da cadelinha Julie, que foi deixada nas ruas de Barra Velha, no Litoral Norte de Santa Catarina, ganhou um novo capítulo nesta quinta-feira (17). A maltês de 15 anos foi oficialmente adotada por uma nova família, conforme informou a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema).
Julie ficou conhecida após as imagens de seu abandono viralizarem. Uma câmera de segurança registrou o momento em que uma mulher chega com a cadela escondida no bagageiro de uma moto, retira o animal e, logo em seguida, vai embora. A cena mais tocante veio depois: Julie, confusa, tenta correr atrás da moto, sem sucesso.
Inicialmente, ela foi acolhida pela família que fez o resgate no dia seguinte ao abandono, sábado (12). O animal recebeu os primeiros cuidados, mas, diante da necessidade de tratamento veterinário mais complexo e custoso, os responsáveis decidiram não seguir com a adoção.
Exames feitos pela Fundema identificaram alterações no fígado e uma infecção dentária, exigindo exames de imagem, tratamento contínuo e um procedimento de extração dentária. Por isso, Julie passou para a segunda família da fila de adoção — que, de acordo com o presidente da fundação, Kaiann Barentin, já demonstrou estar comprometida com os cuidados necessários. "Fui até o local para verificar como ela estava. Está muito bem. Formalizamos a adoção", afirmou.
Enquanto Julie inicia uma nova etapa da vida com segurança e afeto, a mulher que a abandonou é investigada. Segundo Barentin, ela prestou depoimento e alegou ter sofrido um surto psicótico no momento em que cometeu o crime. A Fundema instaurou um processo administrativo para aplicação de multa, e a Polícia Civil apura o caso como maus-tratos a animais.