A manhã desta terça-feira (22) começou gelada em Santa Catarina, especialmente na região da Serra. Em São Joaquim, os termômetros marcaram 2,11°C no Vale dos Caminhos da Neve, de acordo com dados da Epagri/Ciram, que monitora o clima no estado. A paisagem na área, envolta por nevoeiros, evidenciou o rigor do outono serrano.
As cidades vizinhas também sentiram o frio intenso: em Urubici, a mínima chegou a 5,51°C, enquanto Urupema marcou 6,27°C. Outros municípios da região serrana, como Imbuia (8,14°C), Alfredo Wagner (8,79°C) e Bom Retiro (10,34°C), também tiveram amanheceres gelados.
Apesar do frio pela manhã, a previsão indica que o sol deve aparecer entre nuvens ao longo do dia em todo o estado. As temperaturas máximas podem alcançar até 26°C no Oeste e 24°C nas demais regiões.
Segundo a Epagri/Ciram, uma mudança no tempo está prevista para quarta-feira (23), quando uma área de baixa pressão pode provocar temporais isolados no Oeste. A instabilidade deve se intensificar entre a madrugada e manhã de quinta-feira (24), atingindo também o Vale do Itajaí.
São Joaquim: altitude e clima extremos
Com pouco mais de 25 mil habitantes, São Joaquim é conhecida por seu clima rigoroso. A cidade está a 1.354 metros acima do nível do mar e já foi cenário de diversos registros de neve e geada. Seus limites fazem fronteira com municípios igualmente frios como Urupema, Urubici e Bom Jardim da Serra.
Foto: Mycchel Legnaghi/Divulgação.