O catarinense Dom Jaime Spengler, de 64 anos, faz parte da lista dos sete cardeais brasileiros que vão participar do conclave, ou seja, da escolha do novo papa. Na manhã desta terça-feira (22), o religioso embarcou para Roma. Dom Jaime Spengler está a caminho do Vaticano, onde vai participar do velório e outros rituais fúnebres de Papa Francisco, além da escolha do novo papa.
Dom Jaime é natural de Gaspar, no Vale do Itajaí, e é atualmente arcebispo de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Ele também é presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Em dezembro de 2024, Dom Jaime foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco.
Dom Jaime lembra que o principal legado do Papa Francisco foi a linguagem simples para se comunicar. “São marcas de uma riqueza extraordinária e ao mesmo tempo características da simplicidade e da proximidade. Através de uma linguagem simples ele conseguia explicar coisas complexas”.
Ele reforça o papel dos fieis neste momento de luto para a igreja católica. “Se a certeza da morte nos entristece, a certeza da vida nos alegra. Para aqueles que creem a vida não é tirada e sim transformada. Assim nós rezamos e assim nós cremos. A vida dos justos está nas mãos de Deus e certamente o Papa Francisco pode sim ser considerado um justo”, comentou.