A temporada de pesca da tainha começou com força no litoral de Santa Catarina. Na manhã desta segunda-feira (12), um grupo de pescadores artesanais realizou um dos primeiros cercos no Balneário Arroio Corrente, em Jaguaruna, e capturou cerca de uma tonelada do peixe. Após a ação, os pescadores celebraram preparando a tradicional tainha frita na praia.
Além de sua importância econômica, a pesca da tainha é vista como um elemento cultural essencial para comunidades litorâneas do estado. No entanto, neste ano, os pescadores enfrentam novamente a limitação imposta pela Portaria Interministerial MPA/MMA nº 26, que define uma cota de 1.100 toneladas para toda a pesca artesanal em Santa Catarina. O governo estadual entrou com nova ação na Justiça Federal pedindo a suspensão da medida.
O governador Jorginho Mello e o secretário de Aquicultura e Pesca, Tiago Bolan Frigo, criticaram a cota, alegando prejuízo à cultura e economia locais. Apesar das restrições, há otimismo entre os pescadores, que esperam uma boa safra com o apoio das colônias e associações pesqueiras espalhadas pelo estado.