No dia 13 de maio, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro Humaitá, em Tubarão (SC), viveu mais um capítulo de profunda devoção mariana. A data, que recorda a primeira aparição de Nossa Senhora aos três pastorinhos em Fátima, Portugal, foi celebrada com missa solene presidida por Dom Adilson Pedro Busin, CS, bispo diocesano, procissão luminosa pelas ruas do bairro e um gesto inédito de oferta de flores à imagem da padroeira.
Veja o vídeo da coroação:
HC Notícias (@hc_noticias) • Fotos e vídeos do Instagram
A celebração eucarística também marcou o encerramento da visita pastoral de Dom Adilson à paróquia, iniciada no dia 9 de maio. Durante cinco dias, o bispo esteve presente nas comunidades, promovendo encontros, momentos de escuta, celebrações e visitas pastorais que culminaram com a grande festa da padroeira, unindo o povo de Deus ao seu pastor.
Um gesto emocionante e simbólico marcou a noite do dia 13: ao final da procissão, bombeiros conduziram, com o auxílio de escada, uma coroa de flores até a imagem de Nossa Senhora, instalada em frente à igreja matriz. A coroa, abençoada por Dom Adilson, foi entregue como sinal de gratidão e confiança à Mãe de Deus, sob olhares comovidos e orações silenciosas da multidão presente.
Enquanto a coroa era erguida até as mãos da imagem, a Banda Marcial do Colégio Coração Feliz abrilhantou o momento com a execução da tradicional canção “A treze de maio...”, envolvendo os fiéis em um clima de fé, emoção e profunda devoção.
Nos últimos anos, a Paróquia de Humaitá tem se destacado por manifestações criativas de amor à Virgem de Fátima, renovando a cada celebração os sinais da fé do seu povo. Em 2022, pétalas de rosas foram lançadas sobre a igreja com o auxílio de um helicópter ; em 2023, a comunidade acolheu com júbilo as relíquias dos Santos Pastorinhos, vindas diretamente de Fátima, Portugal; em 2024, foi a vez da apresentação do Oratório de Fátima, que foi apresentado na igreja matriz. Agora, em 2025, a coroação com a participação dos bombeiros tornou-se o novo sinal visível da fé viva que pulsa no povo fiel.
Prestes a celebrar seus 60 anos de instalação canônica em 2026, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima segue sua missão evangelizadora com alegria, fé e criatividade pastoral. Sob o olhar materno de Maria, o povo de Deus continua a subir, com esperança, os degraus da confiança, da oração e do compromisso com o Evangelho.
Em tempo: as festividades em honra da padroeira, ocorrerão na sexta-feira, sábado e domingo (16 a 18 de maio) no Ginásio Paulo Jacob May.