A 17ª ação da força-tarefa, realizada na noite desta terça-feira (13), abordou 15 pessoas em situação de rua. A operação envolveu equipes da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, do Setor de Atendimento à População em Situação de Rua (Setor POP), CAPS, serviços de acolhimento e apoio das polícias Militar e Municipal.
Alguns dos abordados foram levados para pernoite no Albergue Pousada da Paz e na Associação João 3:16. Outros seguiram para o CAPS AD, onde passaram por consulta com psiquiatra, e um foi encaminhado para uma comunidade terapêutica.
Segundo a coordenadora do Setor POP, Daiane Barbosa, dois casos chamaram a atenção. Um idoso que vive há anos nas ruas por causa do alcoolismo aceitou ser internado para tratamento. Já um homem com casa e família na cidade preferiu continuar na rua.
“Ficamos impressionados com as palavras desse senhor, que fez questão de enfatizar que não quer trabalhar e não tem quem o obrigue, porque as leis estão a seu favor”, disse Daiane.
As ações da força-tarefa seguem ocorrendo semanalmente, com foco em oferecer acolhimento e apoio a quem vive em situação de vulnerabilidade.