A vice-prefeita de Capivari de Baixo, Samira Porto (MDB), foi convocada para assumir o comando da prefeitura na noite desta quarta-feira (14). A convocação ocorreu após a notificação da Câmara Municipal sobre o afastamento do atual prefeito, Claudir Bitencourt (PL), por um período de até 180 dias. O afastamento é resultado da instauração de uma comissão processante na Câmara, que irá apurar denúncias de irregularidades na Secretaria de Educação do município.
A notificação da decisão da Câmara foi protocolada na assessoria legislativa especial do gabinete do prefeito no início da tarde, após tentativas de localizar o prefeito não terem sucesso. No entanto, no início da noite, Claudir Bitencourt ingressou na justiça com um pedido de mandado de segurança, buscando barrar seu afastamento do cargo.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, a vice-prefeita Samira Porto se pronunciou, no paço municipal, onde aguardava para tomar posse. Ela relatou ter sido notificada pela Câmara sobre o afastamento do prefeito às 14 horas e que, desde então, tomou as medidas legais cabíveis junto à procuradoria do município. Samira Porto expressou sua preocupação com o que chamou de "sete horas sem comando" e "total falta de responsabilidade com a nossa população", informando que não tomaria posse naquele momento devido à falta de documentações da administração. A vice-prefeita convocou a imprensa para uma coletiva nesta quinta-feira (14).