Sábado, 17 de maio de 2025
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
15/05/2025 14h20

No país: Capivaras azuis são flagradas em córrego de SP após acidente com derramamento de corante

Além dos grandes roedores, patos, gansos e peixes também ficaram azuis. Produto químico atingiu ruas e deixou o leito do córrego no Jardim Tulipas com uma forte coloração azulada. Patos e gansos já foram resgatados e passam por desintoxicação
No país: Capivaras azuis são flagradas em córrego de SP após acidente com derramamento de corante

Um acidente envolvendo uma carreta que transportava corante provocou um inusitado cenário em Jundiaí (SP) nesta semana: capivaras, patos, gansos e até peixes foram encontrados com uma intensa coloração azul após o produto químico atingir o Córrego das Tulipas, no bairro Jardim Tulipas.

O derramamento ocorreu na terça-feira (13), quando o caminhão bateu em um poste e derramou cerca de 2 mil litros da substância. O impacto foi registrado por moradores e confirmado por imagens aéreas que mostraram o curso d'água tingido de azul. O corante, usado para tingir embalagens como caixas de ovos, tem odor forte e foi identificado como sendo à base de ácido acético e baixa toxicidade, segundo a Cetesb.

Resgate e desintoxicação de animais

Equipes da ONG Associação Mata Ciliar se mobilizaram para resgatar os animais atingidos. Três gansos e um pato já passaram por procedimentos de desintoxicação. A veterinária Yasmin Canja explicou que os banhos estão sendo feitos com água morna para remover o produto das penas. “Nossa principal preocupação é que os animais ingiram o corante durante a limpeza das penas”, afirmou.

Já os peixes não tiveram a mesma sorte: muitos foram encontrados mortos, todos com coloração azulada. O impacto na fauna aquática é um dos principais focos de atenção das autoridades.

 

PUBLICIDADE

Investigação e responsabilização

A ocorrência foi registrada na Polícia Civil como crime ambiental e será apurada pelo Ministério Público. A empresa Farkon Indústria e Comércio Químico, responsável pela carga, ainda não se manifestou oficialmente.

A prefeitura de Jundiaí informou que a empresa poderá ser responsabilizada civilmente, após a conclusão das perícias que estão em andamento. Técnicos da Defesa Civil e da Cetesb visitaram o local e afirmaram que a substância foi diluída ao entrar em contato com a água do córrego.

 

PUBLICIDADE

 

Expansão da contaminação e ações preventivas

Como o Córrego das Tulipas deságua no Rio Jundiaí, a contaminação se espalhou. A cidade de Indaiatuba, por precaução, interrompeu temporariamente a captação de água do rio. Segundo a prefeitura local, a medida não afeta o abastecimento, pois há outras fontes de captação. Já em Itupeva, a água azul ainda não chegou.

A Cetesb realiza monitoramento contínuo e afirmou que a limpeza está sendo feita com apoio técnico da empresa fabricante. Técnicos percorrem o leito do rio para avaliar a necessidade de novas coletas e garantir a segurança ambiental.

 

Foto: Regis Rosa/TV TEM.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.