Um acidente envolvendo uma carreta que transportava corante provocou um inusitado cenário em Jundiaí (SP) nesta semana: capivaras, patos, gansos e até peixes foram encontrados com uma intensa coloração azul após o produto químico atingir o Córrego das Tulipas, no bairro Jardim Tulipas.
O derramamento ocorreu na terça-feira (13), quando o caminhão bateu em um poste e derramou cerca de 2 mil litros da substância. O impacto foi registrado por moradores e confirmado por imagens aéreas que mostraram o curso d'água tingido de azul. O corante, usado para tingir embalagens como caixas de ovos, tem odor forte e foi identificado como sendo à base de ácido acético e baixa toxicidade, segundo a Cetesb.
Resgate e desintoxicação de animais
Equipes da ONG Associação Mata Ciliar se mobilizaram para resgatar os animais atingidos. Três gansos e um pato já passaram por procedimentos de desintoxicação. A veterinária Yasmin Canja explicou que os banhos estão sendo feitos com água morna para remover o produto das penas. “Nossa principal preocupação é que os animais ingiram o corante durante a limpeza das penas”, afirmou.
Já os peixes não tiveram a mesma sorte: muitos foram encontrados mortos, todos com coloração azulada. O impacto na fauna aquática é um dos principais focos de atenção das autoridades.
Investigação e responsabilização
A ocorrência foi registrada na Polícia Civil como crime ambiental e será apurada pelo Ministério Público. A empresa Farkon Indústria e Comércio Químico, responsável pela carga, ainda não se manifestou oficialmente.
A prefeitura de Jundiaí informou que a empresa poderá ser responsabilizada civilmente, após a conclusão das perícias que estão em andamento. Técnicos da Defesa Civil e da Cetesb visitaram o local e afirmaram que a substância foi diluída ao entrar em contato com a água do córrego.
Expansão da contaminação e ações preventivas
Como o Córrego das Tulipas deságua no Rio Jundiaí, a contaminação se espalhou. A cidade de Indaiatuba, por precaução, interrompeu temporariamente a captação de água do rio. Segundo a prefeitura local, a medida não afeta o abastecimento, pois há outras fontes de captação. Já em Itupeva, a água azul ainda não chegou.
A Cetesb realiza monitoramento contínuo e afirmou que a limpeza está sendo feita com apoio técnico da empresa fabricante. Técnicos percorrem o leito do rio para avaliar a necessidade de novas coletas e garantir a segurança ambiental.
Foto: Regis Rosa/TV TEM.