NOITE DA CULTURA
Show de cultura na noite do último domingo em Tubarão, na Arena Estêner Soratto. Simplesmente fantástico, a começar pela Orquestra Sinfônica da Fucap/Univinte, que deu um show à parte. Depois, um concerto com a orquestra de Viena, da Áustria, Schonbrunn. Teatro lotado, que mostrou um público talentoso que assistiu a dois shows belíssimos. Detalhe! Quando a Arena começou a ser construída, críticas houveram, e as autoridades da época aguentaram firmes e estavam certas em realizar esse grande equipamento da cultura e do esporte. Cito aqui o eterno prefeito Manoel Bertoncini. Tanto no esporte quanto na cultura, o nosso desejo é que tragam boas programações com qualidade como foi no último domingo. Parabéns à Univinte/Fucap e à Prefeitura de Tubarão pela bela iniciativa. Educação e cultura, tudo a ver.
POR ACLAMAÇÃO
A convenção do MDB de Tubarão vai acontecer no dia 17, neste sábado. Vai ter chapa única. Mas ia ter oposição, encabeçada pelo ex-vereador Tancredo, que chegou a formalizar uma chapa, porém a comissão eleitoral nomeada pelo diretório provisório local, ao analisar a chapa de Tancredo, viu que era intempestiva. Portanto, a chapa não poderia concorrer porque foi inscrita fora de prazo, e o diretório estadual consolidou a decisão da comissão. O MDB terá na presidência Rodrigo Pavei e o vereador Itamar Maduro como vice, e no sábado formarão toda a executiva e, em seguida, o diretório completo.
RENUNCIOU À PRESIDÊNCIA
Calma, leitor, a manchete é local. Luciano Menezes não é mais presidente do PSD local. Existe um misto de frustração, mas também de dever cumprido. Luciano foi um dos articuladores do PSD para formar a coligação com PL e outros partidos que venceram a última eleição. O motivo, segundo Luciano, sobre sua renúncia, diz que é puramente particular. Luciano deseja sucesso ao novo presidente, que ainda não foi escolhido, e também ao prefeito Sorato e Denis Matiola. O empresário vai morar em Itapema e Tubarão, e isso dificultou muito sua presença constante na Cidade Azul, uma vez que sua nova empresa está localizada na cidade de Joinville.
SONHO DO PREFEITO AGNALDO
O prefeito Agnaldo Filippi, de Pedras Grandes, especula-se que poderá deixar o Progressistas e vir para o partido Republicanos. Agnaldo poderá sair candidato a deputado estadual na eleição de 2026, e para isso entende que o Republicanos é uma grande oportunidade de sucesso. Digo que isso é apenas uma especulação. Já Expedito Michels, o líder do partido na Amurel, ao saber do interesse do prefeito Agnaldo, declarou que está de braços abertos para recebê-lo, caso ele decida de verdade vir para o partido. Afirma Expedito Michels. Pode até ser especulação, mas tudo isso tem um fundo de verdade, uma vez que muitos prefeitos do Progressistas não estão concordando com a formação da federação entre União Brasil e Progressistas.
A VITÓRIA DA OPOSIÇÃO 1
Foi aberta a primeira CPI na Amurel nesta legislatura que se iniciou em janeiro de 2025. E Capivari de Baixo deu o pontapé inicial, afastando o prefeito Claudir no dia 12 de maio, numa sessão histórica. O barulho está feito e o prefeito buscou sua defesa no Judiciário, e através de uma liminar voltout ao cargo. Isto é fato. Pouco está se falando sobre a vitória da oposição, que tem a minoria na colenda casa legislativa, mas atua de forma forte em todas as sessões.
VITÓRIA DA OPOSIÇÃO 2
Na verdade, quem afastou o prefeito foi a sua base. Sim, a sua base, que tem 6 vereadores contra 4 da oposição, sendo que o presidente só vota em caso de empate. Então, a vitória da oposição em relação ao assunto é o comentário do momento. Oposição de minoria conseguiu afastar o prefeito de Capivari, que tem a maioria na Câmara.
DEPUTADA ATENTA
A deputada Júlia Zanatta (PL), sempre atenta à coluna, fez algumas ressalvas sobre a última, onde este colunista especulou sua saída do PL para seguir para o partido NOVO. A deputada foi categórica ao afirmar que só sairá do PL se Jair Bolsonaro, seu líder maior, assim desejar. “Não tem outro caminho a seguir, se não for este. Sou fiel a ele, ele decide.” Porém, não descarta que se precise de um candidato ao Senado. “Por que não?” Feito o registro da combativa deputada Júlia Zanatta (PL).
HÁ ESPERANÇA
No episódio vergonha nacional da Câmara dos Deputados aumentando o número de cadeiras para beneficiar o amigo do rei, nem tudo está perdido. Está nas mãos do Senado consertar essa vergonha. Porém, não acredito muito que as duas casas irão se confrontar, porque no fundo esses poderes se completam. É bom saber que já tem ministro do STF dizendo que é inconstitucional essa decisão da Câmara. Detalhe: ainda há esperança, pelo menos isso.
SOBREVIVÊNCIA
Parece que o inferno do MDB nos últimos anos realmente é aqui. Tem hora que não sabem para onde vai. Isso acontece nas eleições em todas as esferas. Apesar dos discursos de lideranças do MDB que afirmam que, em Santa Catarina, o partido é de direita, o fato é que os emedebistas temem que, em Brasília, o partido indique o vice na chapa do presidente Lula (PT). Se isso acontecer, o MDB catarinense terá que apostar na estratégia da sobrevivência, lançando um candidato próprio ao Governo do Estado. Realmente, cada vez mais embretado o MDB, tanto lá como cá.
APENAS UMA OPINIÃO
O presidente da Assembleia Legislativa, Júlio Garcia (PSD), que pouco fala com a imprensa daqui, levantou a voz numa forte crítica ao aumento do número de deputados em Brasília, que aconteceu na semana passada na Câmara Federal, aumentando o número de deputados no Legislativo Federal. Para ele, Júlio Garcia, a decisão da Câmara dos Deputados foi um erro. “A Câmara errou. Acho que não vai prosperar. Se o Senado não derrubar, o STF derruba, pois é inconstitucional”, afirmou o pessedista. Só não falou sobre o aumento aqui de mais 4 deputados. Será que isso vale, presidente Júlio Garcia?