A confirmação do primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, levou à suspensão das exportações de carne de frango e subprodutos brasileiros por mais de 30 países. Entre os que impuseram restrições estão China, Argentina, União Europeia, Uruguai e Chile.
Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, todas as aves da granja foram eliminadas, a área foi isolada e uma investigação sanitária está em andamento. O secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luis Rua, informou que cerca de 150 países importadores já foram notificados.
A União Europeia aguardava a interrupção da certificação dos embarques, enquanto a China, principal compradora do frango brasileiro, segue um protocolo de suspensão automática em casos de contaminação. Outros mercados, como Coreia do Sul, México e Rússia, também podem adotar medidas semelhantes.
As suspensões são temporárias e podem se restringir regionalmente ao Rio Grande do Sul, de acordo com o governo federal.
O que é a gripe aviária?
Causada pelo vírus influenza A, a gripe aviária pode afetar humanos em contato direto com aves infectadas. O consumo de carne de frango ou ovos bem cozidos não transmite a doença. Os principais sintomas incluem febre alta, dor no corpo, calafrios, tosse seca e fraqueza.