Quinta, 29 de maio de 2025
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
27/05/2025 14h14

Orleans declara Situação de Atenção Social e monta força-tarefa para enfrentar aumento de pessoas em situação de rua

Orleans vai oferecer suporte para tratamento, reinserção no trabalho ou retorno ao município de origem
Orleans declara Situação de Atenção Social e monta força-tarefa para enfrentar aumento de pessoas em situação de rua

A Prefeitura de Orleans decretou Situação de Atenção Social devido ao crescimento no número de pessoas vivendo nas ruas. O decreto, assinado pelo prefeito Fernando Cruzetta, estabelece a criação de uma força-tarefa intersetorial e define um protocolo oficial para o atendimento desses casos.
 

A medida visa conciliar acolhimento humanizado com a preservação da ordem pública. “Quem quiser ajuda, será acolhido. Orleans vai oferecer suporte para tratamento, reinserção no trabalho ou retorno ao município de origem. Mas não vamos permitir desordem”, afirmou o prefeito.
 

A partir de agora, todas as abordagens seguem um fluxo específico, começando pelo atendimento do CREAS. A equipe realiza um levantamento da situação da pessoa — vínculos familiares, saúde, documentação — e encaminha para os serviços apropriados, como acolhimento provisório ou atendimento médico.

PUBLICIDADE

A população pode colaborar informando casos pelo WhatsApp do CREAS (48) 99607-7762 ou pelo site da Prefeitura, durante o horário comercial. Informações como localização, descrição da pessoa e nome (se conhecido) ajudam na agilidade do atendimento.
 

A força-tarefa reúne representantes das secretarias de Assistência Social, Saúde, Infraestrutura e Jurídico, além de entidades como a Câmara de Vereadores, Polícia Militar, Polícia Civil, OAB, CAPS, CRAS, CREAS e Casa da Cidadania. O grupo irá acompanhar os casos, propor soluções e discutir medidas de longo prazo, como a criação de uma Casa de Acolhimento e Passagem e programas de inserção profissional, especialmente em obras e serviços públicos.

PUBLICIDADE

Nos casos em que a abordagem social não é suficiente — como episódios de violência, uso de entorpecentes ou depredação —, a atuação passa a ser das forças de segurança. O decreto também permite a contratação emergencial de profissionais, caso seja necessário reforçar as equipes.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.