Domingo, 01 de junho de 2025
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
29/05/2025 08h41

Mutirão encontra mais 25 escorpiões amarelos em bairro de Braço do Norte

Espécie é considerada a mais venenosa da América do Sul. Com os novos achados, o total de escorpiões localizados na região chegou a 62
Mutirão encontra mais 25 escorpiões amarelos em bairro de Braço do Norte

A Vigilância Epidemiológica de Braço do Norte voltou ao bairro Santa Luzia na noite de terça-feira (27) e capturou mais 25 escorpiões amarelos (Tityus serrulatus), espécie considerada a mais venenosa da América do Sul. Com os novos achados, o total de escorpiões localizados na região chegou a 62.

 

Desde os primeiros registros — que somaram 11 — moradores e equipes de saúde seguem identificando novos focos. Quinze foram encontrados pela população, outros 11 durante uma ação anterior da prefeitura, e agora mais 25 em um novo esforço de busca.

PUBLICIDADE

A operação mais recente utilizou novamente lanternas com luz ultravioleta, que facilitam a visualização dos escorpiões à noite, período em que eles costumam estar ativos. “Estamos adotando uma abordagem técnica e estratégica para minimizar os riscos à comunidade”, afirmou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Nágila Morgan.

PUBLICIDADE

A Secretaria de Saúde mantém o caso como prioridade. “Estamos reforçando o mapeamento das áreas de risco, orientando a população e programando novos mutirões”, destacou o secretário de Saúde, Michell Sombrio. O prefeito Laurinho Boeing também se manifestou e garantiu o envolvimento de todas as secretarias no enfrentamento da situação. “Nossa prioridade é garantir a segurança da população”, disse.

 

Entre as principais recomendações estão a manutenção de quintais limpos, a remoção de entulhos, o fechamento de ralos e frestas, e o combate a pragas como baratas, que servem de alimento aos escorpiões. Em caso de avistamento, a orientação é não tocar no animal e acionar imediatamente a Vigilância Epidemiológica.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.