
Barbara Zandomenico Perito, professora de Tubarão, Santa Catarina, concedeu uma entrevista ao HC Notícias para expor o drama que vive após ser difamada por seu ex-companheiro italiano. Ela alertou outras mulheres sobre relacionamentos abusivos e as consequências de litígios internacionais, detalhando o apoio jurídico de seu advogado, Henrique Comeli.
Barbara revelou que o relacionamento com o italiano, iniciado após contatos profissionais, tornou-se abusivo. Após engravidar e decidir permanecer no Brasil, ele iniciou uma campanha de difamação na mídia italiana, acusando-a de envolvimento em seita e fraude. As matérias, que somaram mais de cem publicações e usavam seus dados e fotos, só chegaram ao conhecimento de Barbara quando sua filha tinha um ano e meio.
A princípio, Barbara tentou remover as informações da internet para proteger a filha. No entanto, após um grupo jornalístico italiano abordá-la em Tubarão, ela decidiu expor o caso na mídia brasileira para garantir que o lado da família fosse conhecido.
O advogado Henrique Comeli explicou as ações judiciais em andamento, que incluem processos na área da família (guarda e alimentos, com paternidade comprovada por teste), ações cíveis por danos morais contra os veículos de imprensa e um inquérito policial federal por perseguição (stalking), difamação e injúria. Medidas protetivas já foram concedidas, impedindo que o italiano se aproxime fisicamente ou entre em contato com Barbara e sua família. Comeli afirmou que, apesar da distância entre Brasil e Itália, tratados e cooperação internacional facilitam o andamento do processo.
Barbara enfatizou a importância de sua história servir de alerta, especialmente para mães brasileiras no exterior que enfrentam dificuldades legais para retornar ao Brasil com seus filhos. Ela ressaltou a importância de não desistir, mostrando que a justiça pode funcionar e que os direitos da criança devem ser preservados. A expectativa jurídica é que as manifestações difamatórias diminuam e que o italiano seja citado para iniciar os pagamentos de alimentos.
