Usuários do aplicativo Caixa Tem relataram, nesta segunda-feira (16), falhas no serviço de Pix e até o sumiço de valores da conta. O problema tem gerado transtornos, já que, mesmo com mensagens de erro nas transferências, os valores foram descontados das contas dos correntistas, sem confirmação de reembolso imediato. Esta é a segunda vez consecutiva que o aplicativo apresenta instabilidades.
O site Downdetector, que monitora falhas em plataformas online, registrou mais de 220 notificações por volta das 12h21. A dimensão do problema também foi refletida no Google Trends, onde expressões como "site da caixa fora do ar hoje", "caixa tem fora do ar" e "aplicativo caixa tem não abre" dispararam nas buscas pouco depois das 14h, indicando o impacto entre os correntistas. A Caixa Econômica Federal afirmou que "os serviços foram restabelecidos e estão operando normalmente" desde o domingo (15). No entanto, o banco reconheceu que as instabilidades atuais com a recomposição de saldos ainda são reflexo da falha anterior e garantiu que a situação será regularizada em breve.
O que fazer se o seu Pix caiu, mas deu erro?
Para quem enfrentou o erro no aplicativo da Caixa, a orientação é registrar a ocorrência pelo próprio app, entrar em contato com a Central de Atendimento (telefone 111) ou procurar uma agência física, caso o valor não seja estornado em até 24 horas úteis.
Também é possível registrar uma reclamação no site do Banco Central ou em plataformas como o http://consumidor.gov.br