O Complexo Termelétrico Jorge Lacerda (CTJL), que completa 60 anos no dia 3 de julho de 2025, foi homenageado nesta quarta-feira (25) com uma Moção de Aplausos na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). A proposição, da Deputada Estadual Paulinha, foi aprovada por unanimidade, em reconhecimento à trajetória do Complexo como "símbolo da força energética e da história industrial catarinense".
A iniciativa da homenagem partiu de Bia Alves, ex-vereadora de Capivari de Baixo e atual secretária parlamentar da Deputada Paulinha. Durante o evento, a parlamentar destacou que o CTJL representa não apenas a geração de energia, mas também "empregos, dignidade e futuro" para a região.
Pedro Litsek, Presidente da Diamante Geração de Energia, atual gestora do Complexo, ressaltou o significado da homenagem como um reconhecimento do parlamento catarinense à importância do CTJL na economia do estado, suas atividades socioambientais e contribuições culturais.
História e Relevância do CTJL:
Com início de operação em 29 de abril de 1965, o Complexo Termelétrico Jorge Lacerda foi projetado para aproveitar o carvão mineral abundante na região sul de Santa Catarina e suprir a crescente demanda por energia elétrica. Ao longo das décadas, passou por diversas expansões, tornando-se o maior complexo termelétrico da América Latina com a entrada em operação das unidades 5 e 6, e atingindo 740 MW de potência total com a unidade 7.
Desde sua inauguração, o CTJL tem sido um pilar estratégico no fornecimento de energia para Santa Catarina e outras regiões do Brasil. Inovador em sua época, o Complexo incorporou tecnologias como precipitadores eletrostáticos para mitigar o impacto ambiental da geração a carvão. Após ser privatizado no final dos anos 1990 e passar por diferentes gestões, está sob o comando da Diamante Geração de Energia desde 2021.
A Diamante Geração de Energia reafirma seu compromisso com a Transição Energética Justa e a segurança energética, investindo em novos projetos como o gás natural e outras fontes. Além disso, a empresa mantém um sólido compromisso com a região, especialmente os municípios de Capivari de Baixo, Tubarão e Criciúma, tendo investido aproximadamente R$ 20 milhões em ações de responsabilidade social e cultura, impactando mais de 60 mil pessoas.