Terça, 01 de julho de 2025
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
30/06/2025 14h03

Voos de balão em Praia Grande voltam nesta terça-feira com novo protocolo de segurança

Recomendação para a suspensão do balonismo no município chega ao fim nesta segunda-feira (30); medidas contêm diretrizes para a realização da atividade
Voos de balão em Praia Grande voltam nesta terça-feira com novo protocolo de segurança

Após a tragédia que matou oito pessoas, a suspensão dos voos de balão em Praia Grande, no Extremo Sul de Santa Catarina, chega ao fim nesta segunda-feira (30). Com o retorno previsto para terça-feira (1), a atividade será retomada com novas diretrizes de segurança.

Em reunião, foram definidas medidas de segurança para o retorno dos voos de balão em Praia Grande. Conforme o empresário, balonista e presidente da AVIBAQ (Associação de Voos de Instrução de Balão de Ar Quente), Murilo Pereira Gonçalves, são pelo menos 25 itens no novo protocolo.

PUBLICIDADE

“As medidas ainda estão sendo listadas, até porque, a gente acha que vai precisar de mais algumas assembleias para deixar tudo redondinho. Mas já tem em torno de 25 itens”, pontuou.

 

Voos de balão em Praia Grande: o que prevê novo protocolo?

Entre algumas medidas já definidas, estão dois extintores no balão e a realização de um checklist obrigatório, que prevê a conferência técnica de itens indispensáveis, antes do voo. O novo protocolo também exige a criação de uma comissão meteorológica.

 

“Essa comissão vai ser de quatro a cinco pilotos, os mais experientes, que vão explanar para todos os profissionais como vão estar as condições meteorológicas para voos no dia seguinte”, explicou o presidente da associação.


Em números gerais, desde 2017, já foram realizados mais de 40 mil voos de balão em Praia Grande. O município tem cerca de 30 empresas que prestam o serviço, com 70 balões em operação e uma média de 6 mil a 8 mil voos por ano. Estima-se que mais de 500 pessoas dependam diretamente da atividade.

 

PUBLICIDADE

As investigações sobre o caso avançaram, na última quinta-feira (26), quando foi realizada a reconstituição do acidente. Os peritos da Polícia Científica ouviram o relato completo do que viveu o piloto, Elves de Bem Crescêncio, além de terem encontrado novos vestígios e periciado equipamentos utilizados no balão.


O laudo pericial tem prazo de dez dias para ser concluído, porém, diante da complexidade e da necessidade de novos exames periciais, o prazo está suspenso e só terá andamento quando os demais exames estiverem concluídos.


Fonte: ND+
HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.