A conta do gás natural vai ficar mais leve para os catarinenses. A partir desta terça-feira (1º), a tarifa do gás natural canalizado terá redução de até 10% em Santa Catarina, segundo informou a Agência de Regulação de Serviços Públicos (Aresc).
O corte nos valores varia conforme o tipo de consumo. Para o setor industrial, a redução será de 7,59%, enquanto no residencial a diminuição será de 6,69%. Nos postos de combustíveis que utilizam o GNV, o desconto chega a 8,24%, e no comércio, a redução alcança 10,03%. A tabela detalhada por segmento pode ser consultada no site da SCGÁS.
A redução considera os ajustes no preço de aquisição e no transporte do gás, atualizados na tarifa de distribuição. De acordo com a Secretaria de Comunicação do Estado, a expectativa é de que a medida contribua para aliviar custos de famílias, indústrias e comerciantes, além de fortalecer o uso do gás natural como alternativa energética no estado.
Além disso, o Sul de Santa Catarina deve receber R$ 113 milhões para expandir a infraestrutura de gás natural até 2030. Somente em 2025, estão previstos R$ 13 milhões em investimentos em cidades como Criciúma, Araranguá, Siderópolis e Cocal do Sul, com a instalação de mais de 60 km de rede de distribuição na região.