O ex-lateral-direito da Seleção Brasileira e pentacampeão mundial, Lúcio, teve 18% do seu corpo queimado após um acidente doméstico envolvendo uma lareira ecológica em sua casa, em meados de maio. Internado inicialmente em Brasília e depois transferido para um hospital em Porto Alegre, ele passou por duas cirurgias e iniciou um rigoroso processo de recuperação.
Nas redes sociais, Lúcio divulgou um vídeo em que aparece em sessão de fisioterapia usando bola e bicicleta, com braços, pernas e cabeça enfaixados, mostrando a evolução do tratamento e agradecendo pela recuperação diária. Em outra mensagem, ele compartilhou um depoimento tocante: “Esse vídeo é um convite ao cuidado… Compartilho minha história para que ninguém mais precise viver essa dor. Se cuide. Se proteja. Vale a pena.”
Especialistas alertam que acidentes domésticos com combustíveis líquidos, como os utilizados em lareiras ecológicas e churrasqueiras, podem ocorrer quando pessoas reabastecem esses aparelhos ainda quentes. O perigo está no vapor do álcool, muitas vezes invisível, que pode inflamar subitamente ao entrar em contato com superfícies aquecidas. Moacyr Duarte, especialista convidado em programa de TV, recomendou o uso de álcool em gel como alternativa mais segura, e ressaltou sempre esperar o esfriamento total antes de reabastecer.