Urupema, conhecida como a cidade mais fria do Brasil, registrou -4,85°C nas primeiras horas desta quinta-feira (3), mas a sensação térmica chegou a -13°C devido aos ventos de até 30 km/h, segundo a Epagri/Ciram. O frio intenso marca o fim da onda de frio em Santa Catarina, com a expectativa de temperaturas em elevação a partir desta tarde, conforme a Defesa Civil.
Além de Urupema, outras cidades da Serra Catarinense também tiveram amanhecer gelado. São Joaquim registrou -3,66°C, Bocaina do Sul -2,98°C, Bom Retiro -2,27°C e Rio Rufino -1,05°C. A massa de ar frio de origem polar que trouxe o frio para a região deve se afastar gradualmente em direção ao oceano, encerrando o alerta de frio do Inmet ainda nesta quinta-feira.
Com o frio intenso, turistas aproveitaram a paisagem congelada para registrar fotos e brincar na neve em pontos como Bom Jardim da Serra e São Joaquim. A Serra do Rio do Rastro chegou a ser interditada pela Polícia Militar Rodoviária devido ao acúmulo de neve e gelo na pista. Durante a tarde, as máximas devem subir para até 18°C em grande parte do Estado, marcando o encerramento da quarta massa de ar polar do ano no Sul e a segunda do inverno.