O cemitério do bairro São Martinho, em Tubarão, virou abrigo improvisado para pessoas em situação de rua e entrou na rota da força-tarefa realizada nesta segunda-feira (14) por equipes da assistência social com apoio das polícias Militar e Municipal. A ação foi a 26ª do ano e percorreu outros pontos da cidade, como igrejas, praças e construções abandonadas.
Segundo a coordenadora do Setor de Atendimento à População em Situação de Rua (Setor POP), Daiane Barbosa, a inclusão do cemitério na rota se deu após pedidos da própria comunidade. “A equipe de abordagem social tem sido requisitada no local, porque alguns têm se abrigado ali. Por isso, seguimos com o ponto como prioridade nas nossas ações”, explica.
A força-tarefa é formada por profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social, Mulher e Família, do Setor POP, do CAPS e dos serviços de acolhimento. As ações ocorrem semanalmente e têm como objetivo oferecer escuta, acolhimento e suporte a quem vive em situação de vulnerabilidade social.