Sábado, 02 de agosto de 2025
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
22/07/2025 13h59

Nova lei: fios em desuso devem ser retirados dos postes em Tubarão

Proposta dos vereadores João Victor Pereira Zaboti e Nilton de Campos foi aprovada por unanimidade nesta segunda-feira (21)
Nova lei: fios em desuso devem ser retirados dos postes em Tubarão

Foi aprovado por unanimidade, na sessão desta segunda-feira (21), o Projeto de Lei Ordinária nº 53/2025, que obriga a retirada de fios em desuso dos postes de energia elétrica em Tubarão. A proposta é dos vereadores João Victor Pereira Zaboti e Nilton de Campos.

 

A partir da publicação da nova lei, a empresa concessionária de energia elétrica terá 10 dias para iniciar a remoção de fios, cabos e fibras óticas inutilizados ou fora de uso, sem qualquer custo para a Administração Pública. A norma também exige o alinhamento e a identificação dos cabos em atividade, com o nome da empresa responsável.

PUBLICIDADE

Além disso, a concessionária deverá notificar as demais empresas que utilizam os postes como suporte, para que realizem as devidas correções ou retiradas de suas fiações. Um relatório semestral com as ações executadas deverá ser enviado ao Executivo.

 

Caso a notificação não seja atendida, será aplicada multa diária de 10 Unidades Fiscais do Município (UFM). Se após 30 dias a situação persistir, o Município fica autorizado a remover os fios de forma compulsória.

 

PUBLICIDADE

De acordo com a justificativa do projeto, a medida busca garantir mais segurança para a população e reduzir a poluição visual causada pelo excesso de cabos soltos ou mal posicionados. A fiscalização ficará a cargo da Prefeitura de Tubarão, por meio dos órgãos competentes.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.