O buzinaço marcado para 17h30 desta segunda-feira (23),em Tubarão, reuniu apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro na avenida Marcolino Martins Cabral, nas proximidades da Casa da Cidade no Centro.
O evento teve como alvos o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e contou com a participação da deputada federal Júlia Zanatta (PL), do senador Jorge Seif (PL) e do prefeito Estêner Soratto Júnior (PL).
Com bandeiras do Brasil, faixas e camisetas verde e amarelas, os manifestantes entoaram gritos de “Fora Lula” e “Fora Alexandre”, em defesa do que chamam de liberdade e contra o que consideram abusos do STF.
"O que estão fazendo com o presidente Bolsonaro é desumano. Fere o direito de ir e vir, de liberdade de expressão e tantas outras cláusulas pétreas", afirmou o senador Jorge Seif em entrevista ao HC Notícias no final da tarde desta quarta-feira (23) durante o "Businaço" no centro da cidade.
A manifestação teve acompanhamento da Guarda Municipal e da Polícia Militar, e transcorreu de forma pacífica.
"Não vai ficar restrito só aos apoiadores ou ao Bolsonaro. Ele é um símbolo que está no meio entre o sistema e o povo brasileiro que eles querem cercear a liberdade. Isso atingiu até o jornalismo. Hoje, se o Bolsonaro estivesse aqui, vocês (jornalistas) não poderiam entrevistar ele", afirma a deputada Julia Zanatta:
"É a manifestação da indignação da população que não concorda com o jeito que a justiça está tratando o cidadão de bem, um cidadão que não tem nenhuma condenação que é o presidente Bolsonaro. Quando ele administrou as estatais davam lucro como nunca se viu antes", afirmou o prefeito Estêner Soratto Jr.
O buzinaço integra uma série de mobilizações que têm ocorrido em diversas cidades do país em apoio ao ex-presidente Bolsonaro e em crítica à atual gestão federal e ao Supremo.