Uma tentativa de golpe por PIX falso virou motivo de brincadeira e alerta em Anápolis, a 55 km de Goiânia. Após desconfiar de um comprovante fraudado, o dono de uma lanchonete decidiu contra-atacar e enviou uma pedra dentro da embalagem no lugar do pedido de mais de R$ 250. O suposto golpista, no entanto, ironizou a situação, elogiando: “Maravilhoso, pedirei mais vezes.”
Segundo o empresário Vitor de Sousa Silva, o pedido incluía oito sanduíches, batata frita, açaís, creme de maracujá e refrigerante. Ao verificar que o valor não havia caído na conta, ele reuniu pedras e restos encontrados na rua, além de água no lugar do açaí, e montou o que chamou de “X-Pedra”. O pedido foi entregue normalmente no endereço informado.
A situação viralizou após Vitor divulgar mensagens e vídeos da brincadeira. A embalagem do pedido trazia a frase: “PIX falso, lanche falso”. Apesar do tom bem-humorado, o caso chama atenção para a necessidade de comerciantes redobrarem os cuidados com fraudes em pagamentos digitais.