As fortes rajadas de vento que atingem a região da Amurel desde a manhã desta segunda-feira (28) estão provocando diversos transtornos, principalmente em Tubarão e Laguna. A ventania é causada pela atuação de um ciclone extratropical no oceano, que influencia diretamente o tempo nas cidades do Litoral Sul catarinense.
Em Tubarão, uma árvore de grande porte caiu nas proximidades da antiga rodoviária, na beira-rio, no início da tarde. O trânsito precisou ser desviado temporariamente pelo estacionamento do local. Equipes da prefeitura e da Defesa Civil fizeram a remoção dos galhos. A árvore estava entre as que já haviam sido catalogadas como de risco pela Funat e Defesa Civil.
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil orienta que a população evite circular por áreas arborizadas, especialmente na beira-rio, onde muitas árvores antigas e de grande porte ainda oferecem risco de queda. A previsão indica rajadas que podem ultrapassar 70 km/h ao longo do dia.
Em Laguna, os ventos também causaram impactos significativos. As Docas do Mercado Público, no Centro Histórico, registraram acúmulo de água, resultado da pressão dos ventos sobre o mar e o canal.
Além disso, a travessia de balsa no Canal da Barra foi prejudicada. Por volta do meio-dia, dois rebocadores precisaram ser acionados para garantir a travessia com segurança.
Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199.