Depois de um fim de semana marcado por temporais e instabilidades em todas as regiões de Santa Catarina, a semana começou com a formação de um ciclone extratropical sobre o mar, entre o litoral gaúcho e catarinense. A segunda-feira (28) ainda tem previsão de chuva fraca e isolada, principalmente no Sul e Oeste do estado.
O maior alerta, no entanto, está nos ventos. De acordo com a Defesa Civil, as rajadas podem passar dos 80 km/h no Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis, com ventos médios entre 30 e 40 km/h. Há risco de quedas de galhos, destelhamentos e falta de energia.
No litoral, o mar fica bastante agitado, com previsão de ondas acima dos 4 metros entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis até quarta-feira (30). Em alto-mar, o cenário é ainda mais perigoso. A maré elevada, somada à força dos ventos e à fase da lua, pode causar alagamentos costeiros — principalmente na tarde desta segunda e nas próximas madrugadas.
A partir da noite desta segunda-feira, com o afastamento do ciclone, uma massa de ar frio e seco avança pelo estado. As temperaturas caem, e há chance de neve ou chuva congelada nas áreas mais altas do Planalto Sul entre a noite de hoje e a manhã de terça-feira (29).
O frio deve seguir nos próximos dias, com tempo firme até sexta-feira (1º) e temperaturas subindo aos poucos. A Defesa Civil mantém o alerta e recomenda que a população acompanhe os avisos e adote medidas preventivas.