Tubarão enfrentou diversos transtornos nesta segunda-feira (28) devido à atuação de um ciclone extratropical que provocou rajadas intensas de vento. A cidade registrou ventos de até 80,3 km/h, conforme medição da estação da Epagri no bairro São Martinho, colocando o município entre os mais atingidos do estado. A estação localizada no Cemitério Horto da Saudade também apontou rajadas superiores a 65 km/h. No ranking estadual, apenas Urupema (96,7 km/h) e Imbituba (83,4 km/h) superaram os registros locais.
As fortes rajadas derrubaram dezenas de árvores e exigiram ação rápida das equipes da Defesa Civil, da Secretaria de Serviços Públicos e Zeladoria, além da Polícia Municipal. Vários trechos da cidade tiveram o trânsito alterado. “Ainda estamos atendendo várias ocorrências. A orientação é para que a população evite locais abertos, mantenha distância de janelas, árvores, placas e outras estruturas que possam ser atingidas pelo vento”, alerta o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Marques.
Na SC-390, uma árvore de grande porte precisará ser removida, o que causará a interrupção temporária da rodovia no início da noite. A ação será feita em parceria com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Municipal. As equipes da prefeitura seguem em regime de plantão e a população pode acionar emergências pelo telefone 199.