Um homem foi condenado a 21 anos, 7 meses e 6 dias de prisão por matar o idoso Hamilton Castilho, de 74 anos, com golpes de faca em Três Barras, no Norte de Santa Catarina. Ele também foi sentenciado ao pagamento de R$ 50 mil por danos morais, como valor mínimo indenizatório à família da vítima.
O crime ocorreu em março de 2024 e foi marcado por extrema violência. Segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Castilho foi morto com requintes de crueldade, sendo atacado com facadas na cabeça, pescoço, tórax e outras regiões vitais, o que impossibilitou qualquer chance de defesa.
A motivação do crime, conforme a denúncia, teria sido uma desavença antiga entre o agressor e o filho da vítima. A denúncia também descreve que a violência empregada no assassinato incluiu lesões que chegaram a lascar o osso da vítima.
“A morte foi imposta com brutalidade acentuada, por meio de ferimentos corto-contusos e lácero-contusos, incluindo uma lesão que chegou a lascar o osso da vítima, um ato que contrasta com o mais elementar sentimento de piedade”, afirmou o MPSC.
Relembre o caso
O corpo de Hamilton Castilho foi encontrado durante um incêndio em sua residência, na noite de 30 de março, às margens da rodovia SC-303. Inicialmente, a Polícia Militar foi chamada com a informação de um possível homicídio. Como a casa estava em chamas, os policiais acionaram o Corpo de Bombeiros, que conteve o fogo e, ao acessar o local, encontrou o idoso já sem vida e com diversos ferimentos por arma branca.