O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse no domingo (3) que parte do dinheiro arrecadado com as tarifas impostas a outros países pode ser distribuída à população de média e baixa renda dos EUA. A declaração foi feita antes de embarcar no Air Force One, após sair de seu clube de golfe em Nova Jersey.
Na semana passada, Trump assinou uma ordem executiva que amplia e altera tarifas aplicadas a diversas nações, com alíquotas que variam de 10% a 41%. As novas taxas entram em vigor a partir de 7 de agosto. Para o Brasil, que recebeu a maior taxação, o percentual será de 50% e começa a valer no dia 6.
Segundo a Casa Branca, a tarifa mais alta aplicada ao Brasil é resposta a ações do governo brasileiro que, na visão dos EUA, representam ameaça à segurança nacional, à política externa e à economia americana.
Entre os países mais atingidos também estão Síria (41%), Laos e Mianmar (40%). Já o Reino Unido e as Ilhas Malvinas terão a menor taxa, de 10%.
Trump afirmou que a medida busca proteger empresas e trabalhadores americanos, mas não descartou destinar parte dos valores arrecadados diretamente à população.