Quinta, 28 de agosto de 2025
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
25/08/2025 15h08

Frente fria derruba calor e provoca temporais em SC até quarta-feira (27)

Climatempo alerta para risco de temporais com vento forte e chuva volumosa até quarta-feira (27); setembro também será instável no país, conforme o Inmet
Frente fria derruba calor e provoca temporais em SC até quarta-feira (27)

Uma frente fria que avança pelo oceano, combinada a áreas de instabilidade atmosférica, deve provocar mudanças no tempo em grande parte do Sul e em áreas do Centro-Oeste até a próxima quarta-feira (27).

 

De acordo com a Climatempo, há risco de pancadas de chuva moderadas a fortes acompanhadas por rajadas de vento que podem variar entre 51 km/h e 70 km/h. Nesta segunda-feira (25), Santa Catarina já se encontra sob alerta amarelo para temporais.

 

Após a passagem do sistema, uma massa de ar frio deve avançar sobre o país, diminuindo o calor intenso que predominou nos últimos dias. O clima úmido e frio será mais sentido na região Sul, especialmente em cidades de Mato Grosso do Sul como Amambaí, Ponta Porã, Iguatemi e Porto Murtinho, que devem registrar tardes com temperaturas mais amenas.

PUBLICIDADE

A instabilidade se mantém até pelo menos quarta-feira, com períodos de sol entre nuvens intercalados por chuvas fortes. Essa condição aumenta o risco de transtornos, já que os acumulados de precipitação podem provocar alagamentos localizados, sobretudo no Paraná e em Santa Catarina.

 

Para setembro, o Instituto Nacional de Meteorologia prevê um cenário marcado por contrastes. No Sul, a expectativa é de chuvas acima da média histórica, com destaque para o Rio Grande do Sul, onde os volumes podem ultrapassar 200 mm em regiões próximas às divisas do Noroeste e Nordeste do estado. Apenas áreas isoladas do Paraná devem registrar precipitação dentro da normalidade.

 

No Norte, a previsão aponta excesso de chuva no noroeste do Amazonas, onde os acumulados podem chegar a 160 mm acima do esperado, enquanto Roraima, Pará, Acre, Rondônia e parte do Amazonas devem enfrentar déficit de até 50 mm.

 

No Nordeste, a maior parte das áreas terá volumes dentro da média, mas a faixa litorânea ao norte da Bahia pode registrar até 50 mm abaixo do normal.

 

No Centro-Oeste e no Sudeste, a tendência é de chuvas próximas da média, embora algumas regiões, como o sudoeste de São Paulo, o sul de Minas Gerais e o sudeste de Mato Grosso do Sul, possam ter até 50 mm a mais que o esperado, enquanto o oeste do Mato Grosso do Sul deve sofrer com déficit hídrico.

PUBLICIDADE

Além da chuva, setembro também será marcado por temperaturas acima da média em boa parte do país.

 

No Norte e no Centro-Oeste, estados como Pará, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais devem registrar até 1,5 °C acima do normal, com máximas entre 27 °C e 30 °C.

 

No Nordeste, o calor predomina com temperaturas entre 22 °C e 27,5 °C, embora pontos da Bahia e de Pernambuco possam ter mínimas em torno de 17 °C.

 

No Sudeste, as médias ficam acima dos 15 °C, mais elevadas em Minas Gerais.

 

Já o Sul será a exceção, com frio ainda predominando e médias variando entre 12 °C e 17 °C, podendo cair abaixo de 12,5 °C em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.