O requerimento de urgência para o Projeto de Lei 2162/23, também conhecido como PL da Anistia, foi aprovado na noite desta quarta-feira (17) na Câmara dos Deputados. Foram 311 votos a favor, 163 contra e 7 abstenções. A anistia engloba participantes de manifestações reivindicatórias de motivação política ocorridas entre o dia 30 de outubro de 2022 e o dia de entrada em vigor se a proposta virar lei. A data de votação do projeto ainda será definida.
Após a votação, deputados de oposição comemoraram a aprovação da urgência, e realizaram uma oração na Câmara. No vídeo, é possível ver lideranças como o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) e a deputada Carol de Toni (PL-SC), bem como outros parlamentares de oposição.
https://www.instagram.com/p/DOuksWHDwG5/
Os projetos com urgência podem ser votados diretamente no Plenário, sem passar antes pelas comissões da Câmara.
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que um relator será nomeado nesta quinta-feira (18) para apresentar a versão de um texto que encontre apoio da maioria ampla da Casa. Segundo Motta, há visões distintas e interesses divergentes sobre os acontecimentos de 8 de janeiro de 2023 e, portanto, caberá ao Plenário decidir.
Fonte: Agência Câmara de Notícias