João Victor Gomes Izidoro, de 19 anos, natural de Tubarão, vai representar Santa Catarina na ocupação de Aplicações Web e Mobile nas Competições Nacionais de Tecnologia, no Rio de Janeiro, que começaram nesta quinta-feira (18) e seguem até sábado (20). Domingo (21) ocorre a premiação.
O interesse por tecnologia surgiu ainda na infância, aliado à curiosidade sobre como os jogos funcionam. Ele iniciou sua formação no Senac em 2023, no curso Jovem Programador, e atualmente trabalha como jovem aprendiz de TI no Hospital Nossa Senhora da Conceição.
O professor de programação Jayme Mattos, do Senac, conta que João sempre se destacou: “Desde que era meu aluno, ele mostrou um poder de concentração muito alto e absorve rapidamente o conhecimento, se destacando na turma e na unidade de Tubarão. Quando precisamos indicar alguém para a competição, não tive dúvidas de que ele seria a pessoa certa. Ele atendeu todos os requisitos de forma sensacional, passou tranquilo nas provas e conseguiu a vaga. Vai lutar por essa medalha pelo estado de Santa Catarina”.
O mentor Ranieri Santos acrescenta: “João é muito dedicado e focado. Tudo que é necessário para aprender ou desenvolver ele faz sempre com excelência. É super detalhista e mantém concentração total em todas as etapas dos projetos que desenvolvemos durante o treinamento”.
Na competição, João Victor precisará desenvolver um software do zero em três dias, passando por todas as etapas de criação de um aplicativo web/mobile, incluindo UX/UI, programação back-end e front-end, testes e apresentação final. O projeto do estudante consiste em um aplicativo tipo “Uber de saúde” para idosos, registrando sinais vitais, calculando urgência, gerando histórico e permitindo agendamento e contato direto com médicos.
Durante o treinamento, ele já desenvolveu outros sistemas práticos para o Senac, como controle de scripts de vendedores e registro de ocorrências de alunos, substituindo processos manuais. O curso proporcionou habilidades técnicas e comportamentais, como concentração, detalhamento e apresentação de projetos, que serão essenciais para a competição.