Segunda, 22 de setembro de 2025
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
19/09/2025 14h54

Politicando: João Rodrigues lança candidatura, Novo se movimenta na Amurel e Agnaldo Filippi visa ALESC

Toda sexta-feira, os destaques da Política com Haroldo Silva, o Dura
Politicando: João Rodrigues lança candidatura, Novo se movimenta na Amurel e Agnaldo Filippi visa ALESC

JOÃO RODRIGUES PRA VALER
João Rodrigues, prefeito de Chapecó (PSD), tomou a decisão de se lançar como pré-candidato ao governo de Santa Catarina nas eleições estaduais de 2026. Com as bênçãos do presidente Kassab e dos líderes pedessistas, a decisão do prefeito de Chapecó agora é pra valer, “para coligar com o povo”, segundo sua fala em coletiva na última quinta-feira em BC. Essa decisão tem prós e contras para muitos eleitores que apoiam Rodrigues. 

 


OS PRÓS DE JOÃO RODRIGUES
O prefeito de Chapecó sinalizou que pretende se licenciar do cargo de prefeito em novembro para percorrer o estado, o que indica preparação formal para a campanha. A lua de mel que mantinha com o governador Jorginho Mello acabou depois desse encontro. Rodrigues já está se posicionando com críticas ao que chama de “extremismo”, à falta de diálogo institucional, e dizendo que pretende um governo sem polarização excessiva, com foco prático nas necessidades dos municípios. João sabe fazer política no olho a olho.

 


OS CONTRAS DE JOÃO RODRIGUES
A liderança tranquila de Jorginho Mello, ainda confortável nas últimas pesquisas, não incomoda João, muito pelo contrário. Porém, em quase todos os cenários, João aparece com uma distância significativa em relação ao governador, variando de cerca de 15 a 25 pontos, dependendo da pesquisa. Segundo seus opositores, isso indica que ele ainda precisa fazer muito esforço para alcançar ou forçar um segundo turno competitivo.

 


POR ÚLTIMO E IMPORTANTE
Outra situação contrária é o cenário nacional e a polarização entre direita versus esquerda, ou ainda direita versus direita no caso específico de Santa Catarina. Neste caso, Bolsonaro ainda influencia bastante, dependendo de como virá o cenário nacional e quem será o candidato da direita à presidência.


Se Tarcísio for o escolhido para coligar com o PSD em nível nacional, aí poderá sair um chapão já no primeiro turno, onde toda a direita deverá se unir. Isso tem reflexo em Santa Catarina e atinge diretamente as pretensões de João Rodrigues. Mas se for ao contrário, aí João vem com força total.
 

PUBLICIDADE

PEDINDO PASSAGEM
O Partido Novo da Amurel saiu na frente nas três regiões do sul e já fala em candidatura a deputado estadual e federal. César Damiani, vereador em Jaguaruna, vem mesmo para deputado estadual, e Kauê Locks, o mais votado do NOVO para vereador em 2024, vem para federal. A lista está aumentando no Partido Novo em outras cidades do sul. Poderá ter outros candidatos vindo por aí. O NOVO não deixa de ser organizado, sabe das suas chances com certeza e do seu tamanho, mas não deixa de ser uma novidade política no momento.

 


O FUTURO DE AGNALDO FILIPPI
A tendência do prefeito de Pedras Grandes, Agnaldo Felippi, de se filiar ao Republicanos e acompanhar a deputada federal Geovania de Sá é uma grande possibilidade. Porém, antes que isso aconteça, o prefeito Agnaldo tem que convencer o presidente do partido em Capivari de Baixo e pré-candidato a deputado estadual Expedito Michels a aceitar seu projeto. Caso isso dê liga, poderá acontecer uma dobradinha entre Geovania de Sá para federal e Agnaldo Filippi para estadual. A deputada Geovania deverá assinar ficha de filiação no Republicanos. Agnaldo no Republicanos, o roteiro e o cenário político poderão mudar em 2026.

 


DESTAQUE DA COLUNA 
Treze de Maio ferveu pela inauguração da nova subestação da Coorsel no último dia 13. Muita gente importante e interessante se fez presente. Além dos associados da Coorsel, que viram ser inaugurada uma belíssima obra, onde é feita uma gestão com responsabilidade, na pessoa do presidente Xela e toda sua diretoria. Evento bem concorrido entre políticos e convidados das cooperativas do estado. Foi sentida a falta do prefeito da cidade, que não foi ao evento e não mandou representante. A Coorsel é o meu destaque da coluna.

 

 

APPs EM DEBATE
 A Câmara de Vereadores de Tubarão recebeu nesta terça-feira uma audiência pública para a apresentação do Estudo Socioambiental contratado junto à empresa Garden. O material deve embasar um projeto de lei proposto pelo Executivo com uma pauta polêmica: a definição das Áreas de Preservação Permanente (APPs) nas encostas do rio Tubarão. A expectativa é de regularizar a situação de 95% das edificações que hoje estão nessas áreas. Mais debate vem por aí sobre o assunto.

 

PUBLICIDADE

SEM ACORDO PARA O SENADO NO PL
A deputada federal Caroline de Toni (PL) deixou a liderança da minoria para salvar o mandato do deputado Eduardo Bolsonaro. A deputada está sendo rifada pelo seu partido como candidata ao Senado em 2026. Mesmo com esse gesto, Caroline de Toni não sensibilizou a família, e mesmo assim querem colocar o filho número 3, Carlos Bolsonaro, no lugar dela ao Senado como candidato. O governador Jorginho chegou a dizer, numa entrevista, que a deputada de Toni poderia sair ao Senado por outro partido da base, o que não teria problema. Isso quer dizer que tudo já está resolvido.

 


PEC DA BLINDAGEM
Ou da vergonha ou da farinha pouca, meu pirão primeiro: foi aprovado em 2ª votação, a toque de caixa, em menos de 1 hora, na última terça-feira na Câmara Federal. O que isso significa para o eleitor, essa tal PEC, tão falada e tão criticada? Talvez nada, porque até isso eles escondem. Isso que aconteceu é grave. Muito grave. E o mais interessante foi saber que o PT e o PL se juntaram mais uma vez para aprovar essa sem-vergonhice. O PT contribuiu com 12 votos. Agora estamos nas mãos do Senado. Sem mais comentários.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.