Quinta, 16 de outubro de 2025
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
14/10/2025 17h42

VÍDEO: explosão de vulcão em feira de ciências fere 17 em escola de Buenos Aires

Nas imagens, é possível ouvir uma estudante explicando que a maquete funcionava com enxofre, carvão e sal especial — mistura pouco usual em eventos escolares e extremamente arriscada
VÍDEO: explosão de vulcão em feira de ciências fere 17 em escola de Buenos Aires

Durante uma feira de ciências em uma escola de Pergamino, em Buenos Aires, uma maquete de vulcão explodiu e deixou 17 feridos na noite da última quinta-feira (9). Entre eles, está uma aluna de 10 anos, operada pela segunda vez no domingo (12).

Veja:
 

Segundo o jornal argentino "La Nación", a menina sofreu queimaduras graves no rosto — com risco de perder um olho — e ferimentos cerebrais. Ela assistia à apresentação dos colegas na primeira fila.

 

A diretoria do Hospital Garrahan afirmou que "a paciente pediátrica permanece internada após ter dado entrada com politraumatismos causados por uma explosão".


"Seu estado ainda é crítico, mas os sinais vitais estão estáveis", afirma a instituição.

PUBLICIDADE

Além da criança, uma professora também está hospitalizada, mas não corre risco. Os demais já tiveram alta após tratarem cortes, contusões e intoxicação respiratória.

 

Um grupo de alunos tentava simular a erupção de um vulcão. Ao acender a maquete, as chamas se propagaram rapidamente e provocaram uma forte explosão.

 

É possível ouvir uma das estudantes, pouco antes do acidente, explicar que o experimento continha “enxofre picado, carvão picado e um sal especial”, elementos que formariam uma espécie de pólvora.

 

A combinação de combustível (carvão) e de oxidante (salitre) gera gases quentes em um intervalo curtíssimo.

 

PUBLICIDADE

O uso desse tipo de material em experimentos escolares não é comum e pode ter contribuído para a gravidade da explosão, segundo o prefeito de Pergamino, Javier Martínez, afirmou ao "La Nación"


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.