
A sexta-feira (7) deve ser marcada por tempo severo em Santa Catarina, com risco de tempestades intensas em todas as regiões do estado. Segundo a Epagri/Ciram, o alerta é válido das 6h de sexta até as 3h de sábado (8). O meteorologista Ronaldo Coutinho também fez um alerta em suas redes sociais, destacando a possibilidade de ventos de até 100 km/h em Tubarão e região Sul.
De acordo com o comunicado oficial assinado pelos meteorologistas Gilsânia Cruz e Marcelo Martins, o estado deve enfrentar chuva intensa, descargas elétricas, granizo e ventos fortes, com risco de tempestade severa principalmente no Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste. A instabilidade avança ao longo do dia para as demais regiões, incluindo o Sul e o Litoral.
Os volumes de chuva previstos são elevados e podem atingir entre 80 e 100 milímetros em algumas áreas, especialmente no Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis. Há risco de alagamentos, enxurradas pontuais e destelhamentos devido à força do vento.
O sistema meteorológico é resultado da formação de uma frente fria intensa no Sul do Brasil, associada à atuação de um ciclone extratropical com centro próximo à costa entre Santa Catarina e o Paraná. A combinação deve provocar rajadas expressivas de vento e queda acentuada de temperatura ao longo do final de semana.
A Epagri/Ciram recomenda atenção redobrada durante o período de alerta, evitando atividades ao ar livre e permanecendo em locais seguros durante a ocorrência dos temporais. A Defesa Civil de Santa Catarina orienta que a população acompanhe os avisos meteorológicos e procure abrigo em caso de vento forte ou granizo.
