
O ciclone extratropical que começou a se formar na segunda-feira (8) sobre a região Sul segue provocando instabilidade no Brasil nesta terça-feira (9). O sistema trouxe chuvas intensas, tempestades e até granizo em estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, incluindo São Paulo.
Segundo a Meteored, as precipitações mais fortes continuam durante esta terça-feira, especialmente no Sul, e devem persistir de forma isolada até quarta-feira (10), quando o centro do ciclone começa a se afastar para o Oceano Atlântico.
Em algumas regiões do Rio Grande do Sul, como Uruguaiana, os acumulados de chuva podem superar 300 mm até o fim da quarta-feira. Dez municípios gaúchos já registraram estragos, com danos a residências, escolas e comércios, principalmente na Serra Gaúcha.
Mesmo com a saída do sistema, ventos fortes podem atingir o leste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e partes de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Em Santa Catarina, universidades e mais de 40 cidades suspenderam aulas na segunda e nesta terça-feira por segurança.
A previsão indica que o ciclone deixará de afetar o território brasileiro na quinta-feira (11), com retorno do tempo firme e seco no Sul. Contudo, chuvas isoladas podem continuar em algumas áreas do Sudeste e Centro-Oeste nos dias seguintes. As autoridades reforçam a importância de acompanhar os avisos da Defesa Civil e do INMET.
