
O primeiro dia de 2026 iniciou com muitas nuvens e trovoadas isoladas no Grande Oeste catarinense. Mas é entre a tarde e a noite desta quinta-feira (01) que a instabilidade aumenta, retornando as condições para temporais com raios, rajadas fortes de vento e chuva intensa em curto período de tempo, especialmente as regiões Litoral Sul, Grande Florianópolis e Planalto Sul, nas próximas três horas, de acordo com a Defesa Civil.
O tempo instável é resultado da circulação dos ventos em diferentes níveis da atmosfera, além do calor e da umidade. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e destelhamentos.
Para os próximos dias, especialmente a partir de sábado, uma nova frente fria acompanhada de uma massa de ar polar, a primeira de 2026, deverá trazer mais chuva acompanhada de queda nas temperaturas, aliviando o calor pelo estado. Na Serra Catarinense, entre segunda (05) e terça-feira (06) há a possibilidade de geada.
